Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Recensione - L'Atessa [La Fame Di Camilla] (2012)

L'Atessa - La Fame Di Camilla [2012]

Ciao People!! Dia 31 de janeiro saiu o novo disco da banda de indie rock La Fame Di Camilla, um excelente disco chamado "L'Atessa". Assim que eu ouvi o disco eu falei: Wow! Esse merece uma resenha. Então vamos fazer. O disco é o segundo trabalho da banda, formada em 2007 na Puglia e presente no Festival de Sanremo 2010 na categoria Giovani. O disco é feio com sonoridade calma, cativante, e a personalidade do disco é passar frases calmas, e diretas, sem jamais apelar para casualidade ou frases de efeito. Não tem como falarmos que é "um disco de maturidade" até porque a banda está em seu segundo registro, mas é um disco extremamente maduro e mostra que vamos ter que ficar de olho em mais uma grande banda italiana.
La Fame Di Camilla em 2011.
O disco tem início com a faixa "La Stagione Dell'Amore Silenzioso", um som muito decidido e que te passa o desejo de vida. A música diz que a experiência e os amores tentarão nos matar mas a força é o que nos farão superar "gli anni più bui". Uma faixa inspiradíssima. O disco continua forte com a musica ''Crescere'', uma conclusão de uma história de amor. A vida é assim, é cheia de chegadas e partidas, e de sorrisos e lagrimas. Sofrer ou sorrir faz parte de um percurso necessário para nós efetivamente "crescermos". A música diz "Non è un addio ma è solo crescere!" Linda mensagem. "Solo Una Scia", é uma continuação direta da música anterior no que se diz a sua letra, onde ele começa a falar de maturidade e onde diz que não devemos rotular o que é chegada e partida, ou dor e prazer, por exemplo. E sim que devemos ter o senso de ser agradecidos. E que sobretudo quando a vida nos faz crescer e amadurecer, na linha do tempo, são essas dores e partidas, ou prazeres e chegadas, que nos deram a maturidade adquirida. Musicalmente é uma música que sem dúvidas te porta calmaria, pois os instrumentos se deixam levar, e com a presença de violinos fantásticos. "Rivoluzione" é a quarta faixa do disco, e eu a achei hipnótica. uma rock-ballad caracterizada num riff de guitarra simples, a faixa diz que é "Inutile aspettare qualcosa che accenda la voglia di reagire". Até quando ficará ai parado esperando que o externo te dê forças para fazer a revolução? A música fala que o momento é de levantar e fazer um outro mundo, e que é possível.
A banda em foto de divulgação. 
"Susy e L'Infinito" foi o primeiro single do disco, a faixa lançada no início do mês de janeiro foi a faixa que me  levantou a vontade de ouvir o disco. Muito rica em sons, a faixa foi muito bem produzida, a faixa fala de Susy, uma mulher que guarda o infinito e voa e vai embora, mas é uma metáfora onde Susy é aquela ocasião imperdível, que temos que fazer agora e aqui, ou a perdemos e ela voa e vai embora.
O disco continua com "La Mia Parte Più Debole", uma faixa que exalta sua parte diabólica, ou sua parte fraca. Exalta as fragilidades, o medo, e como a música que lançou a banda, "Buio e Luce", apresentada no Festival de Sanremo 2010, amúsica fala como é difícil o medo de soltar as coisas que estão no nosso coração. Legal  a faixa. Nas faixas seguintes, "Astronauti" e "Giuda", são duas faixas que passam uma moral para o ouvinte, faixas legais mas ideológicas. Astronauti fala que "Per Navigare Senza Vele Non Serve Il Vento, Solo Stelle Nuove Da Esplorare."
Em "Niente Che Ti Assomigli", eu lembrei de Negramaro, não me perguntem o porque, mas a música é ótima. A música é um hino ao amor, os vocais de Ermal Meta soam mais altos que o violão de Giovanni Colatorti que eram inspiradíssimas. Vale muito a pena ouvir. "Un Uomo" é uma das faixas que se sente mais forte a influência da banda Negrita no disco, banda que os apadrinharam, deram dicas e ainda emprestaram o estúdio. "Il Tempo è un inganno, per me che sono solo un uomo".
"L'Altra Metà" é a única música do cd que eu acho fraca. A música é muito retrô, melancólica e sentimental. Eles colocaram umas frases que soa muito comercial embora bonitinho, como "Devo ancora darti l'altra metà, di un cuore che hai già". kkk
O Vocalista Ermal Meta
"Bye Bye Baby" é uma ótima faixa. Uma das músicas mais corridas do disco, é uma viagem musical, a música é muito inspirada na New Wave Californiana. A música não é em inglês, só para constar... É uma faixa bem legal!
Para finalizar o disco vem "Un Pezzo Di Cielo In Più", uma balada guitarrística bem calma, com frases lindas como "Vita Che Inganni Me, Cosa Posso Fare, Per Non Essere, Soltanto Metà Di Qualcosa Che è Da Qualche Parte Del Mondo Cercando Me". Outras lindas frases como "Quero deixar seu corpo coberto de azul, para poder abraçar um pedaço do céu azul e levar a tua alma até o paraíso". Os vocais estão impecáveis. Nenhuma faixa seria melhor para finalizar. Deixa o gostinho de quero mais.Grande disco!


Nota: 9.25



Assista agora o videoclipe oficial de Susy E L'infinito, primeiro Single de "L'Atessa", aqui no La Musica Suona:


Veja o Encarte Completo do Disco da banda La Fame Di Camilla no nosso Facebook!

Um comentário: