Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tanti Auguri!!!! - Vasco Rossi

O Blasco, em ação.
Hoje é aniversário do grande Blasco! O Arista de Rock italiano mais famoso de todo País da Bota faz hoje seu 60° aniversário, e em grande estilo! Em Zocca, cidade natal de Vasco, serão feitas 3 semanas de festas para o artista, que em 25 anos de carreira já produziu mais de 21 discos de inéditas além de dezenas de músicas para outros intérpretes. Vasco declarou que "para um rocker, a chegada dos sessenta anos implica no mesmo momento da criatividade, mas que é apenas uma ocasião para pegar leve." O artista está em Hollywood preparando um filme documentário e logo estará de volta para comemorar sua data em grande estilo.

Façamos um giro extra rápida na carreira deste grande artista da música italiana:
Vasco nos anos 80

Nascido 7 de fevereiro de 1952, Vasco Rossi teve uma vida cheia de altos e baixos na Música. Começou a gravar discos, incentivado por um amigo, em 1977, e conseguiu alguns pequenos sucessos. Em 79 ele lança músicas com termos como negro, vagabunda, prostituta, e acaba sendo boicotado pela RAI. O artista tentou vencer o festival de sanremo por 2 ocasiões neste período, em 1982 e 83 com a música Vita Spericolata, um de seus maiores sucessos hoje, mas em ambas participações, vai mal. Na proposta de 1981 ele tocou no palco cambaleando como bêbado e foi muito criticado por jurados, que o chamava de mau exemplo. Isso só fazia seu nome crescer entre os jovens, entretanto.

Vasco Rossi em 1981 lança Siamo Solo Noi, e a musica titulo do disco é considerada o hino da geração de 1980, de tanto sucesso que fez. em 1983 lança Bollicine, hoje considerado "o CD italiano mais belo de todos os tempos", onde a música título é uma canção feita para a Coca Cola, que tocou durante ANOS na Televisão Italiana.


Assista Bollicine, vídeo clipe ao vivo, oficial lançado pela EMI em 2010:


Vasco em Ação nos anos 90.
Em 1984 lança seu primeiro LIVE e já era o maior ícone do rock italiano. Então o músico vai preso por porte de cocaína. Nada que abalasse seu sucesso. em 1985 ele lança "Cosa Succede In Cittá", ano que coincide com a data que vira pai pela primeira vez. Um filho deixa Vasco "na linha" por um tempo, pois ele passa muitos anos longe dos tablóides por encrencas ou polêmicas, e 2 anos depois lança "C'è Chi Dice No",  disco que faz tanto sucesso que faz ele fazer seus primeiros shows de estádio, onde dali jamais sairia novamente.
Após isso, só discos icônicos, como ''Liberi Liberi'' [1989], ''Fronte Del Palco'' [1990] "Live San Siro" [1991], e em 1993 passa por outro grande período de várias críticas por promover o evento "rock sotto l'assedio", onde fez reflexão sobre a guerra da Iuguslávia, mas não como evento beneficente, e o artista foi muito criticado por não dar os lucros para o país.
Vasco lançou mais outros discos durante os anos 90, incluindo aquele que é o seu disco que eu mais gosto, "Canzoni Per Me", que considero perfeito. No mesmo ano de canzoni per me, ele aceita o convite da Heineken e faz um show épico em Imola, que se imortaliza no show ao vivo "Rewind!" [1999] até que em 1998 Massimo Riva, seu guitarrista e amigo inseparável morre de overdose, que desolou o artista.


Escute "L'una Per Te", uma das músicas de Canzoni Per Me, de Vasco Rossi e Massimo Riva:

Excelente Música de Vasco Rossi! Grande musicalidade... Fantástica.


Massimo Riva e Vasco Rossi
O Episódio fez ele adquirir um desafeto futuro, Luciano Ligabue, que nas gravações de seu disco Radiofreccia fala de forma rude [na visão de Vasco] a pessoas drogadas. O GRANDE PROBLEMA é que o disco de Ligabue saiu no mesmo ano que o guitarrista de Vasco morreu, e Liga era comparado a Vasco constantemente pelo fato de ser um artista novo, rockeiro, mas certinho. Vasco costurou tudo como uma ofensa pessoal e até hoje os artistas tem um clima de buraco negro entre eles. Vasco diz que "Luciano è un bicchiere di talento in un mare di presunzione" [Luciano é um copo de talento em um mar de presunção]. Ligabue sempre tenta não responder as grosserias de Vasco, que do contrário, sempre diz que ele deve assumir que existe algo mal resolvido entre os 2. Enfim...
Os anos 2000 de Vasco não foram diferentes de suas décadas passadas, no lado das polêmicas, a da vez foi o artista aparecer em seus shows de 2003 com camisas a favor da legalização das drogas brancas na Itália, e na parte de discos, porém, foi marcado por discos ao vivo, onde seu melhor disco de estúdio é ''Il Mondo Che Vorrei'', de 2008.

Atualmente Vasco passou por um problema de saúde que o deixou fora dos palcos por algum tempo, porém o músico gravou o excelente disco "Vivere o Niente", lançado no final de 2011, com grandes sucessos como "Eh Già", "Manifesto Futurista Della Nuova Umanitá", "Vivere Non È Facile!", e "Vivere O Niente".

Assista agora ao videoclipe oficial de "Eh Già", do disco "Vivere O Niente", de 2011:


PARABÉNS VASCO ROSSI! MAIS 60 ANOS DE VIDA AO BLASCO! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário