O Blasco, em ação. |
Façamos um giro extra rápida na carreira deste grande artista da música italiana:
Vasco nos anos 80 |
Nascido 7 de fevereiro de 1952, Vasco Rossi teve uma vida cheia de altos e baixos na Música. Começou a gravar discos, incentivado por um amigo, em 1977, e conseguiu alguns pequenos sucessos. Em 79 ele lança músicas com termos como negro, vagabunda, prostituta, e acaba sendo boicotado pela RAI. O artista tentou vencer o festival de sanremo por 2 ocasiões neste período, em 1982 e 83 com a música Vita Spericolata, um de seus maiores sucessos hoje, mas em ambas participações, vai mal. Na proposta de 1981 ele tocou no palco cambaleando como bêbado e foi muito criticado por jurados, que o chamava de mau exemplo. Isso só fazia seu nome crescer entre os jovens, entretanto.
Vasco Rossi em 1981 lança Siamo Solo Noi, e a musica titulo do disco é considerada o hino da geração de 1980, de tanto sucesso que fez. em 1983 lança Bollicine, hoje considerado "o CD italiano mais belo de todos os tempos", onde a música título é uma canção feita para a Coca Cola, que tocou durante ANOS na Televisão Italiana.
Assista Bollicine, vídeo clipe ao vivo, oficial lançado pela EMI em 2010:
Vasco em Ação nos anos 90. |
Após isso, só discos icônicos, como ''Liberi Liberi'' [1989], ''Fronte Del Palco'' [1990] "Live San Siro" [1991], e em 1993 passa por outro grande período de várias críticas por promover o evento "rock sotto l'assedio", onde fez reflexão sobre a guerra da Iuguslávia, mas não como evento beneficente, e o artista foi muito criticado por não dar os lucros para o país.
Vasco lançou mais outros discos durante os anos 90, incluindo aquele que é o seu disco que eu mais gosto, "Canzoni Per Me", que considero perfeito. No mesmo ano de canzoni per me, ele aceita o convite da Heineken e faz um show épico em Imola, que se imortaliza no show ao vivo "Rewind!" [1999] até que em 1998 Massimo Riva, seu guitarrista e amigo inseparável morre de overdose, que desolou o artista.
Escute "L'una Per Te", uma das músicas de Canzoni Per Me, de Vasco Rossi e Massimo Riva:
Excelente Música de Vasco Rossi! Grande musicalidade... Fantástica.
Massimo Riva e Vasco Rossi |
Os anos 2000 de Vasco não foram diferentes de suas décadas passadas, no lado das polêmicas, a da vez foi o artista aparecer em seus shows de 2003 com camisas a favor da legalização das drogas brancas na Itália, e na parte de discos, porém, foi marcado por discos ao vivo, onde seu melhor disco de estúdio é ''Il Mondo Che Vorrei'', de 2008.
Atualmente Vasco passou por um problema de saúde que o deixou fora dos palcos por algum tempo, porém o músico gravou o excelente disco "Vivere o Niente", lançado no final de 2011, com grandes sucessos como "Eh Già", "Manifesto Futurista Della Nuova Umanitá", "Vivere Non È Facile!", e "Vivere O Niente".
Assista agora ao videoclipe oficial de "Eh Già", do disco "Vivere O Niente", de 2011:
PARABÉNS VASCO ROSSI! MAIS 60 ANOS DE VIDA AO BLASCO! ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário