Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A Realidade de Sanremo

Primeiro de tudo, todos os resultados Oficiais:

Vencedor do Festival de Sanremo 2012, Categoria [BIG] Público:

Emma Marrone, com "Non è L'Inferno"

Vencedor do Prêmio da Crítica Mia Martini, Categoria [BIG]:

Samuele Bersani, com "Un Pallone" [21 Votos, em 100 possíveis]




Vencedor do Festival de Sanremo 2012, Categoria [Giovani] Público:
Alessandro Casillo, com "È Vero"


Vencedor do Prêmio da Crítica Mia Martini, Categoria [Giovani]:
Erica Mou, com "La Vasca Da Bagno Del Tempo"

Escolhido para o Eurovision Song Contest:
Nina Zilli, pela apresentação de "Per Sempre"


Agora, uma crônica do Festival de Sanremo:

O Festival de Sanremo de 2012 pode ser considerado um sucesso pela RAI. A edição anterior do festival, obteve um número fixo de 10 milhões de espectadores, e um ápice de 11 milhões. Este ano entretanto a RAI obteve um número fixo de 13 milhões de espectadores, com ápice em 14 milhões de espectadores. Porém que a RAI escolha melhor quem será seu artista máximo, e deixe de fazer contratos malucos que dão direitos a músicos excêntricos fazerem monólogos de 1 hora, como se fossem a reencarnação de Shakespeare. Enquanto Celentano estava no palco, o ápice de 14 milhões caiu para 12.5 milhões de pessoas assistindo. Uma queda realmente alta, abaixo da média que o programa levaria até seu final, na 5° noite. Para se fazer comparação, uma final de novela da globo que deu recorde de audiência, registrou 50 pontos de audiência, que é cerca de 8 milhões e 500 mil espectadores, e Sanremo conseguiu muito além disso. Resumindo, foi realmente um grande sucesso. [PS- Cada ponto em SP representa 164 mil pessoas ou 53 mil televisores]
Porém, este sucesso de pessoas assistindo não condiz com a real momento do Festival de Sanremo. O Festival mostrou-se ultrapassado [mais uma vez], e massivo em alguns momentos. A forma de votação está pelo menos equivocada, e dar mais importância ao prêmio decidido pelo público que ao prêmio decidido pela bancada de Juri, Jornalistas e RAI, é pelo menos bizarro. Muita coisa deve ser mudado no Festival de Sanremo, para que ele possa se adequar ao nível de alguns outros festivais pelo mundo.
A escolha de Alessandro Casillo para Giovanni foi decepcionante. A mídia Italiana chamou sua música de horrenda, quando estava fazendo elogios. Grandes músicos perderam a chance de ter um verdadeiro trabalho reconhecido porque o menino é popular entre as adolescentes. Grande erro.
Gostei da escolha de Erica Mou pela crítica para o prêmio Mia Martini. Era minha candidata entre as moças.
Para o Sanremo Big, na minha opinião, Emma Marrone foi uma boa escolha do público para campeã, mas é visível que Emma também ganhou por extrema popularidade. Fator que faz isto ser mais gritante é o fato de Arisa e Noemi serem suas concorrentes na Finalíssima. Esse TOP 3 não é confiável para dizer que o público escolheu os melhores. Noemi foi mal em 3 das 5 noites, Arisa foi apenas morna nas 3 primeiras noites, melhorando muito no fim, enquanto outros artistas simplesmente arrebentaram nas 5 noites, como Francesco Renga com sua música "La Tua Belezza".
Para que o sucesso do Festiva de Sanremo faça jus ao número de pessoas que prestigia o festival, e aguenta 1 hora de papo furado de Adriano Celentano, coisas precisam mudar. O Prêmio das pessoas capacitadas para escolher uma boa música, deve ser o Prêmio Principal, ou então, no voto do público, os capacitados devem dar seu voto também, fazendo um 50/50 entre público e juri. 
Não é certo dar prêmios a pessoas descapacitadas. Os erros dos ultimos 10 Festivais de Sanremo, estão se repetindo e se repetindo e se repetindo. Em alguns, ele dá mais sorte e temos boas escolhas, em outras, saem resultados que colocam em xeque a qualidade do mais antigo e prestigiado festival de música da Europa. 
Fotos do Festival de Sanremo serão carregadas no nosso Facebook em breve!
Phelipe Maciel 

5 comentários:

  1. Na minha opinião é valido qualquer festival de qualquer genero pois são nos festivais que a explosão da atitudes musical se revelam,como já dizia o critico Rauzito "A revelação tem que ter um ponto de partida" abraço britto.

    ResponderExcluir
  2. Os que estão criticando o grande Adriano Celentano, certamente desconhecem a sua história e a figura única que foi criada ao seu redor, ao longo da sua extraordinária carreira, que ultrapassa 50 anos de sucesso, na música, no cinema e na TV. O monólogo ocorrido no Festival di Sanremo foi realizado no seu melhor estilo, com direito às pausas, ironias, polêmicas, música e aclamação por parte do público, que o ovacionou logo na entrada. Em suma, é o tipo de cena que apenas ele poderia protagonizar. É inútil tentar explicar para alguém que não o conhece, que não acompanha a sua carreira, e que não tem conhecimento do que ele representa, o que de fato aconteceu no palco do Ariston. Quanto ao índice de audiência, cuidado com os dados que circulam na mídia, que ainda antes do início do Festival fez de tudo para manipular a opinião pública, pois na segunda noite, o próprio Gianni Morandi relatou que o ápice da audiência aconteceu enquanto o Molleggiatto esteve no palco, agradecendo-o pelo feito. Isso que foi descrito no blog como “1 hora de papo furado” foi aguardo com ansiedade por boa parte da Itália, e muitos, assim como eu, assistiram ao programa apenas pela sua participação, que mais uma vez, para quem o conhece, foi um show à parte. Não estou nem entrando na questão do dueto realizado com Gianni Morandi, que foi único. Creio que tenha sido difícil para os participantes exibirem suas canções depois um momento no mínimo sublime.

    ResponderExcluir
  3. costabritto: Obrigado pelo comentário! ;-)


    Fabio: eu adoro Adriano Celentano, é um ícone da música italiana, mas eu não gostei no monólogo. Alguns fatores me levaram a isto que eu não irei explicar no comentário, mas caso queira, eu passo meu msn para você, conversamos lá, trocamos opinião, e dependendo do resultado da conversa eu abro espaço para você no blog fazer uma contra-postagem, mostrando o ponto de vista pró-monólogo do Adriano Celentano!
    A melhor coisa que tem para um blogueiro é o momento onde um dos seus leitores vai contra o que ele diz q o responde de forma tão educada como o seu comentário. Isso só engrandece o conteúdo do blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Vejo que não é o caso, mas muitos o criticaram sem saber ao certo de quem se tratava, e da sua grandeza para a música italiana. Creio que sua participação tenha correspondido às expectativas, pois as aparições televisivas de Celentano são conhecidas não apenas pelas músicas, mas também pelos monólogos e polêmicas, é isso o que se espera dele sempre que sua presença na TV é confirmada, e no caso do Sanremo, não foi diferente. Há quem pondere que sua participação foi fora do contexto, mas bem, ele anda fora do contesto há mais de 50 anos, e isso que, além do seu grande talento, o faz diferente. Entendo perfeitamente que sua participação possa não ter agradado a todos, pois as pessoas são diferentes por possuírem opiniões diferentes, mas posso destacar que conseguimos conversar de maneira civilizada e educada a respeito do assunto.

    ResponderExcluir
  5. Pois é.Dar prêmios a músicas ruins prejudica todo mundo.Os músicos ruins,que sendo premiados jamais aprenderão a fazer músicas boas,o festival,que pode até ganhar em audiência,mas perde em credibilidade e os músicos bons,que por não terem seu trabalho reconhecido começarão a fazer músicas ruins também.Tome por exemplo a Shakira,que é uma cantora que eu adoro.Pouquíssimas foram as suas músicas realmente boas que ganharam prêmios.Então ela começou a fazer porcaria...e começou a ser premiada.Infelizmente parece que essa é a realidade global,não apenas em Sanremo ou no cenário Italiano.

    ResponderExcluir