Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Raccomandazione - Psyco [Samuele Bersani] (2012)

"Psyco - Venti Anni Di Canzoni"
Ciao Ciao! Hoje irei começar a fazer resenhas dos novos discos dos participantes do festival de Sanremo, que os lançaram naquela ocasião. O festival é muito grande, e não deixamos de falar dele tão rápido, não é, acho que ainda demorará um pouquinho antes de Sanremo 2012 acabar de verdade. Hoje eu começo com Samuele Bersani,  o campeão do prêmio Mia Martini da Crítica.
O disco se chama Psyco, e é uma coletânea com inéditas que relembra os seus 20 anos de carreira. O disco é com certeza um daqueles que toca no coração de qualquer pessoa [pelo menos os italianos], pois Samuele é um daqueles românticos incorrigíveis, que tem muitas músicas que marcam a vida das pessoas, seus romances, seus momentos mais belos. Ouvir uma antologia tão boa como esta, certamente não relembra apenas 20 anos de carreira de um artista, mas 20 anos de vida de milhares e milhares de pessoas.
A coletânea é muito bem feita, 28 canções bem editadas, que cria uma conexão entre as faixas, porém seu único deifeito é ter apenas 2 inéditas. Okay, é uma coletânea, mas as 2 inéditas são tão boas que deixam a vontade de  um pouco mais. Uma delas é "Un Pallone", música apresentada no festival de sanremo, que todos já devem conhecer bem. É uma daquelas canções quase teatrais, que precisa de uma excelente apresentação no palco para prender a atenção. Primeiro porque o clima de circo que a instrumentação da música passa, esconde uma belíssima letra, que as pessoas não atentam, a não ser que o cantor te faça pensar no que está dizendo! E é o que Samuele faz. Assista o videoclipe:



Psyco então, a segunda música inédita, é uma música com fundo eletrônico, porém com letra linda. Frases como "A volte io ho paura di voi, più che della solitudine" ou "A volte io ho paura che tua sia solo una mia immagine", mostra uma cação cheia de sentimentos, que conta momentos de tormento interior e dúvidas, totalmente "Samuele Bersani".
Entre as músicas recontadas, temos "Replay", uma poesia belíssima, "Giudizi Universale", talvez sua música mais famosa e bem sucedida, entre outras como "Una Delirante Poesia", ou "Il Pescatore Di Asteristichi", músicas mais politicas.
Resumindo, o novo trabalho de Bersani não é o que os fãs queriam. Com 3 anos sem lançar nada novo, 2 inéditas apenas realmente deixa aquele clima de quero mais muito forte, principalmente a fãs que já estão carentes de coisas novas. Porém, vamos torcer pra que este disco seja apenas pelo momento festivo da carreira do artista, que faz 20 anos e que ano que vem venha um disco novo de inéditas, pois Samuele Bersani fez 20 anos de carreira mas não perdeu nada de seu brilho.

Nota: 8 [por ser apenas uma coletânea]

Um comentário:

  1. Tem, como um ponto forte nesses dois discos, desse álbum, um toque tranquilo nas músicas, que dá vontade de repetir e levar consigo sempre que puder.

    ResponderExcluir