Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Classics: Senza Una Donna [Zucchero] (Blues 1986)

O Artista, atualmente.
Iremos fazer agora a viagem ao tempo mais antiga que nossa Máquina do Tempo já fez até hoje nestes 4 meses de blog... Estamos voltando além dos anos 90, exatamente para o ano de 1987, quase 25 anos atrás. O assunto a tratar desta vez é o amado/odiado músico de blues mais famoso de toda Itália, ZUCCHERO. O artista, uma mescla de grande inteligência e influência, porém ao mesmo tempo, chato e insuportável, teve um dos seus melhores momentos da carreira neste ano.
O seu disco, Blues, lançado em 1986 se tornou em menos de 1 ano o disco mais vendido de toda a história da Itália, vendendo 1.5 milhões de discos apenas no país da bota. Se contar o mundo inteiro, o disco já superou as vendas de 7 milhões de discos, um valor muito surpreendente. Dele, foram extraídos mais de 5 singles, incluindo a música que mostro hoje, que provavelmente todos conhecem, Senza Una Donna. Esta música vendeu quase mais singles do que o disco em que foi lançada, está presente em todas as coletâneas do artista, além de também estar em 2 discos da discografia de Paul Young, e de obter uma nova versão comemorativa no disco de Zucchero "Zucchero &Co" de 2004, totalmente remasterizada.
Blues - 1986
O disco foi considerado o melhor disco do ano, e nele houve a colaboração de Gino Paoli. Nos anos seguintes, Zucchero se tornaria uma das personalidades musicais mais influentes da Itália, e tocaria ao lado de grandes músicos do cenário mundial, como BB.King, Luciano Pavarotti, Eric Clapton, Milles Dave, Tina Turner, e o cara ainda conseguiu tocar com o Queeeeeeeeen! além claro, de muitos e muitos outros. rsrs
A música que posto hoje, inclusive, houve uma colaboração de Paul Young, que chegou ao TOP 1 dos charts de todos os países importantes no cenário europeu, e chegou ao cobiçado TOP10 americano, na 4° posição.
Muito além do que qualquer um esperaria. Vamos agora aproveitar nossa viagem no tempo, e como nossa máquina está muito cansada para voltar a 2012 agora, veremos as 2 versões da música, a Italiana e a versão mundial, com Paul Young:

Senza Una Donna [Italian Verson]:


Senza Una Donna / Without A Woman [With Paul Young]


Senza Una Donna
(Zucchero)

I change the world, I change the world
I change the world, I wanna change the world

non è così che passo i giorni baby
come stai?
sei stata lì e adesso torni lady
hey, con chi stai?
Io sto qui 
e guardo il mare
sto con me
mi faccio anche da mangiare
si è così
ridi pure ma
non ho più paure 
di restare

senza una donna
come siamo lontani
senza una donna
sto bene anche domani
senza una donna
che m' ha fatto morir
senza una donna
è meglio così

non è così che puoi comprarmi baby
tu lo sai
è un po' più giù che devi andare lady 
(al cuore?)
yes, se ce l' hai
io ce l' ho 
vuoi da bere
guardami 
sono un fiore
be' non proprio cosù
ridi pure ma
non ho più paure
di restare

senza una donna
come siamo lontani
senza una donna
sto bene anche domani
senza una donna
che m' ha fatto morir

io sto qui e guardo il mare
ma perchè continuo a parlarenon lo so 
ridi pure ma
non ho più paure (forse)
di restare

senza una donna
come siamo lontani
senza una donna
sto bene anche domani
senza una donna
che m' ha fatto morir
senza una donna
vieni qui, come on here!
[Repeat Coro]

2 comentários:

  1. Nao curto nao,acho um estilo americanizado demais pra um cantor italiano.E a música é meio chatinha.Se esse foi o maior sucesso dele,acho que vou dispensar descobrir as outras músicas.

    ResponderExcluir
  2. Raiza, o estilo dele é realmente muito americano, os discos dele são uma mescla de músicas em ingles e outras em italianas. E mesmo as italianas, sempre tem algumas expressões em inglês... E a discografia inteira dele é nesse estilo. Quem não gosta dessa também não acha nada de importante no resto não. hahaha
    Agora, as participações dele com Pavarotti, Laura Pausini, entre outros artistas italianos, esses valem a pena ver, são uns duetos muito bons de músicas classicas da Italia XD.
    Obrigado por continuar apreciando o blog e dando opiniões... Eu acho que são os comentários que deixam o blog rico, porque são opiniões diversas sobre o assunto *-*

    ResponderExcluir