Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Recensione: Inedito [Laura Pausini] (2011)

Laura Pausini - Inédito [2011]


Inédito é mais que o nome de um disco para este trabalho de Laura Pausini. Após 2 anos longe dos holofotes, a musa italiana voltou a ativa com um trabalho totalmente inédito em sua carreira. É uma surpresa ver um disco de Laura começar com uma música tão animadora como Benvenuto. A bateria da música inicial passa realmente a mensagem de "Seja Bem Vindo, Este é Meu Sonho!". Após terminar a primeira música, percebi que estava ouvindo um disco que prometia! As participações de Ivano Fossati e Gianna Nannini cairam como uma luva. O Dueto com Gianna particularmente falando foi o que mais me agradou, talvez a música mais Rock de Laura. Sinto que o disco sai um pouco daquela tradicional blocagem de Laura de colocar todas as músicas em "tempos" no CD. Momentos Melancólicos, momentos alegres, momentos reflexivos, etc. É um disco totalmente diverso, a música seguinte nunca é algo parecido com a anterior. Um disco melhor que Primavera in Anticipo.
Benvenuto é o primeiro single do novo album de Laura, que não somente singnifica boas vindas ao retorno de Laura aos fãs, mas se dedica a expressar na letra um tanto de otimismo, principalmente para a Itália que tanto sofre atualmente, e passar simplicidade e amor com o qual devemos nos expressar, deixando de lado a hipocrisia e abraçando o que realmente somos. É segundo a cantora, boas vindas aos imigrandes árabes na Itália, pois ela acha que o país não estava pronto para aceitar estrangeiros, porém não há nada de errado em aceitar pessoas que estão com problemas em sua terra natal. Non Ho Mai Smesso é o segundo single de Laura e trata de amor, relacionamentos e de certa forma de reconciliação. Nada fora do comum para Laura, né? Porém não é apenas uma baladinha romantica, não para os fãs, pelo menos. Laura a dedica a eles, deixando claro a falta que fizeram nesses dois anos de ausência. Bastava é o possível terceiro single do disco, não é apenas uma música de amor, mas uma música que exprime maturidade de Laura como de quem é claro o passado e os erros.
Le Cose Che Non Mi Aspetto passa uma mensagem simples de amor. É uma típica balada que tem tudo para rolar muito nas rádios. A mensagem comum de amor é tipica das letras de Pausini. Nada de novo do que conhecemos. Troppo Tempo é o dueto com Ivano Fossati, e ficou lindíssimo! A frase "Dio Salvami Oggi Oppure Quando Puoi, Salvami Dall'Amore Quando Vuoi, Si" cantada pelos dois ao mesmo tempo, simplesmente me arrepiou. Vocal de Laura está impecável. Já em Mi Tengo, vemos música boa de verdade! Não sei para ser sincero o que falar da música, mas é daquelas que te pegam no ponto fraco. Um início tão simples e uma explosão tão boa de se ouvir no refrão. É fácil de pegar a letra, logo se sai cantando. ''Mi tengo pure una ferita aperta Di aver ragione .. cosa me ne importa?''.
Ognuno Ha La Sua Matita é outra das músicas mais rock do disco, uma canção que não sei se serve de abertura para uma música muito especial, mas também é muito boa de se ouvir. Chega então a música que para mim, é a mais legal de todas, Inedito é um dueto fantástico de Laura com a compatriota Gianna Nannini, que simplesmente é incrível. Considero essa a música mais Rock And Roll de Laura Pausini e ela se saiu muito bem. Guitarras guitando a música e percursão impecável, com a voz rouca da maior cantora Rock Italiana dos ultimos 20 anos, provavelmente. É uma faixa que eu gostaria de ver muito videoclipe! Já falando sobre a música Inédito [Solo], sem Gianna que saiu no disco Deluxe... É melhor deixar a rainha compartilhar dos vocais! Faltou algo na versão solo da música... Gianna! Come Vivi Senza Te é uma das músicas melodramáticas que Laura faz tão bem. Porém sinto que faltou criatividade na armação musical da música. Ela é bem paradinha para o meu gosto. Os mais romanticos gostarão, porém.
Nel Primo Sguardo pode ser emocionante, ter a história de duas irmãs que se amam cantando junto, mas não gostei tanto. Prefiro a versão Solo da música, que saiu no disco Deluxe. Nessuno Sa é uma balada contemporânea, tanto pela letra como pela música. Fala de dúvidas, de como viver o dia a dia, sobretudo nos dias atuais. Celeste é uma canção dedicada a uma filha que não tem ainda. A música é bela, e com certeza os mais romanticos gostarão muito. Voz de Laura incrível.
Depois de uma musica com sua irmã, e de uma musica a uma filha imaginária, Tutto Non Fa Te é dedicada a sua mãe e as recordações de sua infância. muito legal. Melodia não me agradou tanto quanto as outras entretanto. Ti Dico Ciao é a ultima canção do disco comum. Um Até Logo, e não um Adeus, durante a música você sente que a música cresce, não que ela decresce. Jogada interessantíssima de Laura.
O disco Deluxe ainda tem a versão em francês de Nel Primo Sguardo, a Dans Le Premier Regard, também gravada em português, para a versão do disco que chega nas lojas brasileiras dia 17/11. Essa música faz de Inédito o disco com músicas em mais línguas de Laura. Português, Espanhol, Italiano e Francês, até agora. Muito legal.
Posso concluir que Laura Pausini superou as expectativas para Inedito. Quem esperava um algo como Primavera In Anticipo, ou algo menos que isso como tantos comentários que vi por ai, devem estar surpresos nesse momento. Laura Pausini mostrou que criatividade ainda tem de sobra.

Nota: Nove

Por: Phelipe Maciel e Estefane Milhori, para o
La Musica Suona

Um comentário: