Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Recenzione: Nati Per Subire (Zen Circus) [2011]

Ciao Ciao!! Hoje eu inauguro mais uma tag aqui no blog, uma sessão só para recomendações! Acho que quando recomendamos algo, não precisamos falar de clássicos, eles falam por si próprios, Por esta premissa, vamos nos reter a recomendação apenas de discos novos na Italia, pode ser? Hoje eu escutei logo cedo, na fila do banco o novo disco da banda Zen Circus, uma das melhores bandas de indie rock, alternative rock de toda Itália. O disco me deixou de boca aberta de tão bom que é! Os olhos brilharam ao ouvir uma banda que desde 1994, vive para a música. Sério, a agenda dos caras são apenas estúdio, palco, estrada, estúdio, palco, estrada, sem férias! Deve ser por isto que eles cada vez mais se aperfeiçoam naquilo que fazem melhor.
Falando do disco, ele tem um ótimo conceito, as músicas puxam uma às outras. Ele é o segundo da banda totalmente em italiano, uma coisa que aprecio muito, e é a confirmação do que os italianos já não veem como novidade. Zen Circus é uma banda completa.  A faixa de abertura, "Il Paese Che Sembra Una Scarpa", é uma música calma, puxada pelo riff suave da guitarra e voz de Andrea Appino. O nome da música é uma citação do Kiantos, uma banda italiana setentista. Segue o disco pela música "L'Amorale", a faixa que eu mais gostei pela incrível citação no refrão: “dio non esiste, lasciatelo dire / è una morale per me, un'amorale”. ["deus não existe, deixe-me dizer, é uma moral para mim, um amoral"] Incrível!
 A faixa parece ser inocente, principalmente porque nos momentos que ataca os preceitos de alguns, o faz como se fosse uma rima de crianças, numa rodinha a brincar.
"Nati Per Subire", é uma faixa New Wave muito boa, enquanto em "Atto Secondo", a instrumentação de Ufo [baixo] e Karim [Bateria] remete a toda a sonoridade tradicional da banda.
"I  Qualunquisti", é uma excelente faixa, a segunda que mais gostei, é uma música que fala sobre ser uma pessoa indiferente no mundo. Basicamente fala: "Se você é uma pessoa indiferente no mundo, de nada te vale dinheiro, fama ou qualquer outra coisa, tudo o que você quer é ser alguém". É uma faixa que eu indico muito. Se esta música te faz cair na real, a faixa "La Democrazia Semplicimente Non Funziona" continua a mostrar os pontos fracos do ser humano, seja italiano, brasileiro ou americano, porém em forma de balada...
"Il Mattino ha L'oro in Bocca" e "Franco" colocam mais velocidade no disco, são boas faixas, mas sem muito a dizer, e o disco termina com a faixa "Milanese Al Mare", uma música que mostra um cenário em que os cidadãos de Milano decidiam passar o verão na cidade. É engraçada!
O disco me deixa tranquilo sobre o futuro da música italiana. Se os jovens adolescentes de hoje ouvirem música como esta, e se espelharem nisto para fazer música, teremos coisas boas vindo por ai!

Nota: Otto e Mezzo.

Um comentário: