Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

terça-feira, 29 de maio de 2012

Bandas Do Passado [#5] - Ghigo e Gli Arrabbiati [1959]


Ciao Ciao people! Hoje vamos falar de uma banda muito antiga na música Italiana. O Ano é 1959 e a América está bombardeada ao som do Rock And Roll, um estilo barulhento, totalmente contrastante ao na época tão famoso Jazz, ou ainda ao Blues, embora tenha raízes fortíssimas neste segundo. Bill Haley and His Comet faz sucesso absoluto pelo mundo com Rock Around The Clock e chega também até a Itália. Porém, vejamos como tudo começou:
Totalmente inspirado por este sucesso incrível, e barulhento feito por Bill Haley, nosso Ghigo Agosti se inspira em fazer o mesmo sucesso em sua terra natal, com sua língua. Para isto, ele cria uma nova banda, totalmente nos moldes da banda que o inspirou, os chamados Ghigo e Gli Arrabbiati. Tudo começa no ano de 1954, ainda muito protótipo, onde inspirado por Bing Crosby, produz nos estúdios de Paolo Tosi uma versão da orquestrada da música Georgia On My Mind, com alguns amigos, porém a DECCA, [sim, os mesmos que alguns anos depois rejeitariam os The Beatles dizendo que Rock And Roll era algo passageiro] disse que não iria gravar uma versão de música Americana feita por um Italiano. [Dá para ver que quem pensa uma vez pequeno, continua sempre assim].
Um ano depois disto, no longínquo 1955, ele se junta com o saudoso Giorgio Gaber, e forma Gli Arrabbiati e se apresentam no Festival de Jazz de Milano do ano. Até o ano de 1958, o grupo faz diversas apresentações de músicas do Rock And Roll Americano, e algumas coisas próprias em diversos palcos de onde os grandes nomes do rock and roll italiano, como Adriano Celentano, Enzo Jannacci e diversos outros grandes músicos também tocaram, até que enfim vem o sucesso e o primeiro disco.
No ano de 1959, o músico lança a sua famosa música Coccinella, que foi escrita em 1956, mas que Ghigo sofreu para lançar. Escrita em 57,ficou 2 anos na fila de espera, até que Ghigo propusesse ao maestro Piero Soffici que lançasse a música. A canção sofreu censura, não foi reconhecida como possível sucesso, porém saiu em 1959, com milhares de cópias para as juke-box italianas, e virou sucesso absoluto. Graças a isso, o apresentador da Rai, Mario Riva o convida para apresentar-se no Musichiere, onde ele dividiu palco com outros famosos cantores da época, como Mina, Brunetta, Guidone, Tony Dallara, e outros.
O disco vendeu mais de 1 milhão de cópias, e o fez um sucesso absoluto.


Assista aqui a musica Coccinella, cantada por Ghino Agosti:


Lançou diversos outros discos durante a carreira, mas como Ghigo e Gli Arrabbiati, lançou apenas EP's, coisa que era muito comum até que os Beatles e os Rolling Stones começassem a lançar discos realmente duradouros, e criassem o conceito de bandas que vinham para ficar. Antes disso, as pessoas lançavam EP's, faziam sucesso e sumiam.
Após os Gli Arrabbiati, com umas trocas em line up, ele criou o grupo Ghigo e I Rebeldi, em 1961 e se tornou um ícone na luta pelo Rock And Roll na Itália, criando o grupo "Il Partito Stremista Dell'Urlo", para combater a falta de atenção que era dado aos artistas de rock and roll Italianos... O grupo foi muito ativo durante o início dos anos sessenta, onde todos os chamados "Urlatori", ou cantores de rock, se tornaram adeptos, para lutar por visibilidade na RAI, por festivais e etc. Dá para ver na foto ao lado um poster de Ghigo e o pedido: "Não fiquem em silencio! Unisse e grite conosco!"
O Rock and Roll deve muito a Ghigo, o La Musica Suona jamais esqueceria os presentes dados por um músico tão icônico como este!


Assistam agora a musica Baby, Twist Me de 1962, de Ghigo e Gli Arrabiati:

2 comentários: