Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

domingo, 11 de março de 2012

Recensione - Nani E Altri Racconti [Pierdavide Carone] (2012)

Nani E Altri Racconti [Pierdavide Carone] (2012)
Continuaremos agora com as resenhas e recomendações dos discos lançados pelos participantes do Festival de Sanremo, no festival de Sanremo. Até agora, falamos de Adriano Celentano, Nina Zilli, Eugenio Finardi, e Samuele Bersani.
Agora falaremos do jovem e talentosíssimo Pierdavide Carone, um músico muito promissor, que grandes músicos e produtores já estão de olho a algum tempo. O Músico ficou em 5° lugar no Festival de Sanremo de 2012, com a canção Nanì, junto com Lucio Dalla. Vamos falar um pouco de Nanì  E Altri Racconti.
Imagem do Videoclipe de Nanì.
O Disco, que saiu no dia 16 de fevereiro em toda Itália, debutou na 30° posição, porém vem subindo posições na última semana. O disco começa com a amorosa música ''Nanì'', que estava em competição no Festival de Sanremo, que conta uma história de amor incompreendida e sofrida, digamos assim. "Nani, porque ama a todos os outros enquanto amo só você? Diz-me porque me há pedido para ir embora enquanto eu digo: 'venha aqui comigo'..." A Participação de Lucio Dalla aparece no ápice da canção, e fez uma música realmente tocante. Belíssima.
O trabalho continua com ''Basta Così'', uma música calma, com letra fácil, que logo entra na sua mente. A canção é levada pelo vocal do vocal, e os instrumentos o segue. Possui uma característica maravilhosa de trabalho com sons, que bons ouvidos logo percebem... A música tem toques sutis de instrumentos no fundo, que seguem do início ao fim, não interessa o que se faça na música, como as maracas, muito bem tocadas. A música só sai do ritmo calmo no refrão, onde a música quase vira um hard rock. Excelente faixa.
Por falar em Hard Rock, temos agora a terceira, "Il Twist Del Sud", uma faixa quase Hard Rock, não fosse pelas características pop que tem. Bem rápida, com guitarras, e forte presença de contrabaixo e bateria, a faixa é realmente o Twist do Sul. ;-)
A quarta faixa volta para o romantismo inicial, a faixa "Tra Il Male e Dio", uma faixa com alguns traços latinos, porém música bem feita. A receita de começar leve e crescer muito o ritmo da música no refrão, abusou nesta faixa. Faixa boa, mas não uma das minhas preferidas.
"Amoreterno" agora, é uma faixa que chama muito atenção. Flerta com o Jazz Contemporâneo e tem um Q de Folk Music com um som de acordeon tímido no início. A interpretação dessa música é Nota 10 para Pierdavide. Uma das melhores faixas do disco na minha opinião. O Refrão da música fica na cabeça também, assim como o ritmo.
Seguimos o disco agora, passando da metade, com a faixa  "In Punta", faixa de pop rock, que tem uma letra bem melosa, mas interessante. [Não sei porque lembrei de sertanejo nessa música.] Apenas abri umas aspas com este comentário... Ela não tem nenhuma sonoridade brasileira. rs
Pierdavide Carone
A Sétima música é "Vuoto Cosmico", é uma faixa com guitarra... Uma pena que a guitarra aparece tão pouco na faixa, e mais fazendo efeitos sonoros do que um solo, por exemplo. A faixa é de batida pop, mas não parece uma música pop, muito menos comercial. Digamos que a música tem lá seu "bílico".
Continuamos agora com a faixa "Lo Scorpione". A faixa começa empolgando... O Riff é feito pelo Contrabaixo [meu instrumento], e com uma bateria marcante. A faixa é muito bem feita, lembra muito o Rock  e flerta com o clássico. Pierdavide também tenta um rock and roll nos vocais também, e não faz feito. Digamos que foi minha faixa preferida.
A penultima faixa do disco se chama "Certo Che Sì", e mantém a receita das principais faixas do disco. Porém foi a que eu percebi que menos se arriscou. Tanto os músicos como Pierdavide. Uma música extremamente puritana e quietinha. Prefiro canções abusadas, que experimentam ou inovam.
Passamos para a ultima canção, ''Tu ed Io'', que fecha o disco muito bem. Uma canção comercial, para rádio, mas de muito bom gosto, com ótima instrumentação, belíssimos instrumentos colocados na canção, como a belíssima Flauta Transversal, que aparece diversas vezes na música e dá uma sensação de paz e transparência fantásticas. A canção tem uma faixa ghost escondida dentro dela, chamada "I Nonni", que dura cerca de 1 minuto, e é algo psicodélico, uma canção com vozes distorcidas, um texto sem muito sentido, mas que não aparece em todas as versões do disco, pelo o que descobri com o comentário de uma leitora do blog, que me falou que na versão dela do disco, não há.
Nanì e Altri Racconti é um disco pop, jovem, cheio de canções de amor, mas muito longe de ser um disco adolescente. Com toques particulares de Lucio Dalla, e Bruno Mariani, o disco é de um jovem que provou ser gente grande.


Assista agora ao videoclipe oficial de Nanì, extraído do disco "Nanì E Altri Racconti":



Nota: 8

4 comentários:

  1. Prefiro a versão de Nani que ele apresentou com Gianluca Grignani em Sanremo.
    Tirei as teias de aranha do blog,quando quiser passa lá.

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo Raiza, estarei passando lá agora mesmo para ver a nova postagem.

    Para quem não conhece o blog da Raiza, é o:

    http://garrafaaomar.zip.net/

    ResponderExcluir
  3. Bom ver uma resenha em que não se sai 'descendo o sarrafo direto'.rsrs
    Sou bastante suspeito para comentar sobre Pierdavide, mas no geral o disco ficou bem diferente da linha de 'menino engraçadinho' que era mais forte nos anteriores e teve uma 'pegada mais adulta', mais madura, um bom trabalho, sem dúvidas.

    Já linkei o La Musica Suona...

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Disco histórico, não pelo Pierdavide Carone em si (que considero um cantor/compositor de grande talento), mas pela participação do eterno e já saudoso Lucio Dalla, sendo Nanì, a "última emoção" com a qual este brilhante artista, de talento e caráter nos presenteou.

    ResponderExcluir