Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

segunda-feira, 26 de março de 2012

Recensione - Canzoni Per Un Figlio [Marlene Kuntz] (2012)

Canzoni Per Un Figlio [Marlene Kuntz]
Hoje falaremos um pouco sobre o novo disco da banda Marlene Kuntz, entitulado Canzoni Per Un Figlio, que saiu no mercado no dia 22 de Fevereiro deste ano. Com esta resenha, continuo o trabalho de resenhar todos os discos dos participantes do Festival de Sanremo 2012. Até agora, você já pode visualizar aos discos de Marlene Kuntz, Chiara Civello, Adriano Celentano, Nina Zilli, Eugenio Finardi, Samuele Bersani, Francesco Renga, Gigi D'Alessio, e Pierdavide Carone. Vamos ao que interessa agora...

Três notícias sobre Canzoni Per Un Figlio, 1 ruim, e 2 boas... Estas notícias se fazem necessárias para entender a resenha e o disco. A notícia ruim é que este não é um disco de inéditas do Marlene Kuntz, ao contrário do que muitos pensam... Porém, a primeira boa é que também não se trata de um "Best Of", nem mesmo um repacking de seu ultimo disco, coisas que alguns artistas de Sanremo fizeram. A outra boa notícia é que se trata de um excelente disco, mesmo assim. 
Mas se não é um Repacking, um Best Of, muito menos um disco de inéditas, o que é "Canzoni Per Un Figlio"? trata-se de um disco com as canções em competição da banda no Festival de Sanremo, claro e também um arranjo de canções do repertório da banda, reelaboradas e reunidas em um conceito, que se tornam de verdade, canções de conselhos de um pai para seu filho. 
Desta vez eu farei uma resenha diferente da comum. Normalmente em recomendações eu falo rapidamente do disco e dos pontos fortes e finalizo, e nas resenhas eu sou mais técnico e falo de música por música. Porém, neste disco, a resenha merece ser do trabalho como um todo e não de música por música, até porque muitas delas as pessoas já conhecem [Por não serem inéditas].
Muitas pessoas criticaram a participação do Marlene Kuntz no festival de Sanremo e seus fãs sempre disseram: "Para que uma banda de 20 anos quer participar de um festival de talentos?" O Marlene Kuntz se reinventou e quis mostrar isto. Ganharam o prêmio de melhor dueto no festival, com Patti Smith, porém ficou muito mal colocado no prêmio geral. A música Canzoni Per Un Figlio, por exemplo,  é difícil de se cantar, de mostrar a emoção ao vivo. Não há muito o que falar desta canção, todos ouviram no festival de Sanremo, porém na versão do disco, o que eu comentei num stream ao vivo do festival de sanremo se mostra real. A escolha da forma como ele cantou a música, foi realmente proposital. e foi uma excelente escolha. Música nota 10.
O disco em si, é quase que acústico, é também quase que um disco conceitual. Exceto duas músicas, sendo elas Canzoni in Prigione, que foi criada para ser trilha sonora de um filme, e Un Piacere Speciale, todas as músicas seguem o mesmo tema. Este disco tem um som muito diferente de "Ricoveri Virtuali e Sexy Solitudini", e encontramos a banda muito mais perto da sonoridade lírica de "Uno". 
O disco nos coloca numa dimensão mais "Cantautorale" ou seja, um disco mais fino em questões de composições, com aquele anexo ao rock alternativo que a banda sempre teve. Em faixas como "Trasudamerica" onde a letra belíssima se mescla com sonoridades latinas, ou em "Pensa", onde a guitarra faz aquele som alternativo britânico. A banda soa muito acústica em canções como "A Fior Di Pelle" baseada em violão acústico e cordas, e em "Canzoni Ecologica" na canção "Bellezza", onde o som acústico é baseado no som do piano, acompanhado dos mesmos sons de cordas ao fundo. 
Voltando rapidamente em pensa, a canção que é inédita também, tem um arranjo de orquestra belíssimo, jogada com arranjos de guitarra rasgadas e com certeza uma das melhores jóias deste disco, junto com Trasudamerica (que perdeu a sua tensão elétrica da versão no disco "Catartica") e com "Lieve", uma faixa mais alegre, com riff mais rápido e ótima linha de baixo e presença de guitarras na música inteira, característica de Marlene Kuntz que não se encontra em todas bandas italianas, muitas delas até sem a presença de guitarras... Esta presença totalmente Marlene Kuntz também se encontra na faixa "Io e Me", 
O que funciona mesmo neste disco, é que não há faixas tapando buracos, ou desconexas, pois todas as faixas trabalham para mandar a mensagem de um todo. E é justamente por isto que os clássicos da banda, como "Nuotando Nell'Aria", ou "Sonica", não se encontram neste disco. Por esta razão ele não pode ser considerado Best Of, e por isto é um excelente disco, pois eles fizeram um disco novo, com idéias novas, e sonoridade nova, usando musicas antigas, que tinham idéias antigas e sonoridade diferente.
Em resumo: O Marlene Kuntz se reinventou, e mostra para o novo público, eu, você que me lê, e todos que votaram tanto no festival de sanremo por exemplo, que eles podem usar o que já faziam de novo, sem reciclar, mas de forma nova e única. E uma boa ocasião para a legião de fãs de Marlene Kuntz redescobrirem músicas as vezes perdidas de seu repertório antigo, em novas versões.
Um belíssimo disco. Gostei bastante. Por esta reinvenção da banda, eu fiz uma resenha reinventando meu modo de escrever. É um disco que merece ser ouvido faixa a faixa, mas só pode ser explicado se o vermos como um todo.

Nota: 9

Assista agora ao videoclipe oficial da música Canzoni Per Un Figlio, de Marlene Kuntz:


Se sai bene ciò che fai
La felicità sarà sempre raggiungibile
Se non sai quello che vuoi
L’infelicità sarà spesso incomprensibile - Marlene Kuntz

Um comentário:

  1. Nossa, eu nem curtia eles até ler sua resenha, me interessei e já baixei 3 discos, este e os outros 2 que vc mensiona ae! demais

    ResponderExcluir