Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

sábado, 24 de dezembro de 2011

Recensione: L'amore è Una Cosa Semplice [Tiziano Ferro] (2011)

Quando soube que Tiziano Ferro faria um novo disco, não esperava grande coisa. É um artista talentoso, mas faz muito trabalho de rádio, pensava eu. Quando recebemos o adiantamento do disco, com a música La Differenza Tra Me e Te, logo eu pensei: "Nossa! A voz do Tiziano melhorou... Soa mais adulta... Porém, é o mesmo tipo de música de rádio". A Música semelhante a suas antepassadas Sere Nere, Imbranato, ou Alla Mia Età, é boa mas não dava grandes impressões para o futuro álbum ser melhor que o ultimo, "Alla Mia Età". O disco saiu oficialmente dia 12 deste mês de dezembro, mas só fui escutar no dia 15. Dizem que músicos precisam passar por dias difíceis para fazer sua obra prima, que precisam ser duramente criticados ou ter um disco muito ruim nas vendas para amadurecer. Nada disto aconteceu com Tiziano Ferro, que sempre foi um xodó italiano. 10 anos de carreira, 5 discos de estúdio, um DVD - Live e um Livro, Tiziano mostra que fez da carreira dele o que bem quis. Nada de correria para lançamento de discos, embora todos eles até o momento sejam bem comerciais. Assim que se aperta o Play no disco de Tiziano Ferro, sentimos que estamos ouvindo algo diferente. Tiziano Ferro é um homem em paz consigo mesmo, e com sua música, sem medo de arriscar. O disco tem músicas de Bossa Nova, pegadas de Jazz, Swing, e encara um R&B. Além do Pop de sempre.
Hai Delle Isole Negli Occhi abre o disco, prometendo. Uma balada de Rhythm and Blues, jogada em um arranjo de orgão incrível, e com belas intervenções de piano, com Tiziano fazendo uma voz que brinca com o Rap, mas se chega mais perto do Black Music em seus tempos de ouro.
L'Amore è Una Cosa Semplice continua puxando o disco, iniciando super calma, apenas com a voz inconfundível de Tiziano, com um rumor ao fundo, que vai crescendo durante o primeiro minuto da música, até revelar uma voz incrível de Tiziano, gritando "L'AMORE È UNA COSA SEMPLICE, ED ADESSO, ADESSO, ADESSO, TE LO DIMOSTRERÒ!" A música é inteligentemente simples, como o título sugere, uma balada tipica de Tiziano, dedicada a dizer: "Descomplique o Amor!".
La Differenza Tra Me e Te dispensa apresentações, por 9 semanas seguidas sendo a música mais escutada dos italianos, mostra um vocal incrível de Tiziano, que parou de gritar, coisa que o faz sofrer muito em shows ao vivo, pois, sua voz não é a mesma de 10 anos atrás, porém bem melhor de se ouvir. A Música remete ao pop rock dos anos oitenta, mas também é esta música inicia a parte de música eletrônica do disco, que continua em mais 2 ou 3 músicas.
La Fine é uma música voraz, escrita junto com Nesli, e remete ao antigo Tiziano Ferro, que já começa falando palavrão, mas que se mostra muito sincera. Outra das músicas do disco onde o instrumental é deixado de lado para que se escute o vocal de Tiziano.
Smeraldo volta para a alegria citada em La Differenza Tra Me e Te, onde o arranjo eletrônico volta, além de ter um arranjo de bateria muito parecido com o de Benvenuto, de Laura Pausini.  Vale a pena ouvir.
Interludio: 10.000 Scuse é engraçada. Okay, é apenas um interlúdio, mas Tiziano apela para a nostalgia, remetendo-nos ao passado ao colocar na faixa-funky a frase de uma de suas mais famosas canções, Centoundici:
"parla, sogna, balla, continua a cantare,
Regala senza sosta il tuo amore"

L'ultima Notte Al Mondo foi a primeira música escrita para esse álbum. Todas foram feitas especialmente para o disco, com excessão de Smeraldo, feita em 2002.  A música tem uma das mais belas letras do disco. Essa música é de deixar de boca aberta pela maturidade da letra, mesmo sendo uma baladinha que provavelmente será single.
Paura Non Ho foi uma música escrita e arranjada por Ireni Grandi, uma música com gostinho de balada dos anos 60, feita especialmente para Tiziano Ferro. Ótima também.
TVM [Ou Ti Voglio Male], é uma música que parece ser feita por um brasileiro. A Bossa Nova revela-se uma das melhores faixas do disco, e mostra que Tiziano Ferro cresceu. Acho essa a melhor interpretação do disco, me conquistou de verdade, pegou no ponto fraco. Adoro quando o músico sai do conforto e tocar Bossa Nova tão bem não é pra qualquer um, principalmente para pessoas tão longe dessa cultura. Eu digo que esta é minha favorita do disco. Tiziano disse que a escreveu enquanto observava as paisagens de Taormina, na Sicília. Está explicado tanta inspiração.
Troppo Buono é uma música troppo buona. Uma música para arrebatar corações de menininhas em qualquer lugar da face da terra. =]
Quiero Vivir Con Vos é outra das experimentações de Tiziano no disco, uma faixa bem Blues, com Tiziano cantando sem compromissos, e se dando muito bem.
Ma Do Proteggerti, é uma daquelas músicas que parece o cantor falando no seu ouvido. Ótima música. Juro que ao ouvir esta música, senti a voz de Marco Mengoni... até busquei informações pra ver se ele não fazia uma pontinha na música... [É apenas Tiziano... rs]
Per Dirti Ciao! é a terceira das músicas mais alegres do disco, uma música que passa boas vibrações, realmente uma música para dizer tchau, ótima para fechar disco.
Mas ela não fecha o disco, já que Karma, um participação de John Legend no disco é quem fecha o disco, e muito bem fechado. Música cantada em ingles, com o mesmo arranjo da música Smeraldo. Porém, com vocais de 2 monstros. Incrível!
Seria este o trabalho de maturidade do Tiziano? Creio que sim! Foi o disco mais ousado do artista, com músicas mais polidas de toda sua história e com menos músicas feitas apenas para rádio. Porém, Tiziano já havia mostrado que poderíamos extrair muito dele em outros discos, como Alla Mia Età.
É o melhor disco de um dos melhores artistas italianos da ultima década.

Nota: CAPOLAVORO! Diece!!

5 comentários:

  1. Larga isso vai ouvir KISS

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog!Mas a musica italiana é muito escassa no brasil,que site você me recomendaria para baixar??

    ResponderExcluir
  3. Filestube, 4shared, são blogs muito fácil de se baixar, mas recomendo o Torrent, é similar ao emule, mas ao invés de baixar partes dos discos, vc baixa o disco inteiro. Procure saber mais sobre isso! ;-)
    Lembrando que é muito melhor comprar os discos. Valorize o artista, utilize o ITunes.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito do Tiziano,mas nao cai de amores por esse album,eu gosto,mas prefiro os primeiros.Talvez eu tenha um ouvido mais comercial.Mas concordo quando voce diz que tvm é otima.é uma das minhas preferidas do álbum.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir