Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

sábado, 16 de junho de 2012

Conheça em 5 Canções - Luciano Pavarotti [1935 - 2007]

Luciano Pavarotti
Vamos falar hoje de um dos, senão o maior tenor produzido no século XX seja em popularidade, ou em qualidade, não só da Itália, mas no Mundo. Trata-se de Luciano Pavarotti. Ah! Como eu gostei de criar essa tag. Poder falar especificamente de uma pessoa só sem motivo aparente é muito bom.
Pavarotti nasceu em Modena, em 1935, e foi dotado de uma voz única. Considerado um dos maiores intérpretes da música clássica italiana, o cantor conseguiu popularizar inclusive canções em dialeto para o dia a dia das pessoas até mesmo longe de sua casa, como é no Brasil. Quem nunca cantou 'O Sole Mio, ou então Funiculì Funiculà, mesmo que não soubesse o que estava cantando? São grandes canções em dialeto que Luciano levou para o mundo com sua voz!
Luciano Pavarotti foi premiado com 6 Grammy's, sendo 4 por melhor vocal solista, em 78, 79, 81 e 88, outro por melhor performance clássica com o grupo I Tre Tenori, em 90, e o Grammy Legend Award, no ano de 98.

Vejamos então 5 dos maiores sucessos do ícone da música clássica Italiana:

1° - Figaro [1977]
A ária, está presente na ópera Il Barbiere Di Siviglia, composta por Gioachino Rossini, apresentada ao público pela primeira vez em 1816, em Roma. A música mostra o desespero de Fígaro, barbeiro de qualidade, requisitado por todos os lados por toda a cidade. Faz parte do ato primeiro, também chamado de Largo Al Factotum. Simplesmente sensacional na voz de Pavarotti.



2° - Funiculì Funiculà [1980]
A canção foi escrita por Peppino Turco, no longínquo 1880. A música foi inspirada por causa da da inauguração do primeiro bonde [Funiculare] de Vesúvio, e seu objetivo era chamar os turistas e os Napoletanos para subir ao vulcão. Apesar de possuir versos muito simples, escritos em poucas horas, a musica alcançou um sucesso estrepitoso e contribuiu muito a difundir a musica napolitana no mundo inteiro além de chamar muitos turistas proveniente de todos os lugares do nosso planeta.



3° - 'O Sole Mio [1990]
Esta é outra canção napoletana que Luciano Pavarotti era ÚNICO cantando. Porém, a versão mais bela que eu conheço desta música é de Luciano com o grupo I Tre Tenore, que o rendeu o Grammy, inclusive. Nele, Carreras, Domingo e Pavarotti, dividem o vocal da música de forma belíssima, e juntam seus vocais no refrão, para um momento onde só posso dizer que os pelos arrepiam!!



4° - Caruso [1993]
A canção, de Lucio Dalla, composta e apresentada no disco DallAmeriCaruso, ganhou duas versões com Pavarotti, uma sola, e outra em dueto, para o disco Pavarotti & Friends de 1992. Uma versão muito bela, cheia de amor, e potência vocal, talvez a segunda melhor versão desta música, com um sotaque único de Pavarotti, que só deixava a música mais única.





5° - Nessun Dorma [2006]
Esta talvez seja a sua música principal, o talento de Pavarotti simplesmente transborda. Trata-se de uma ária de Giacomo Puccini, da Ópera Turandot, onde é entonada por Calaf no início do terceiro ato, quando ele propõe à malvada rainha Turandot um desafio final para enfim ela se casar com ele. Não é a toa que é o momento mais esperado desta ópera, de qualquer forma. Selecionei para a postagem, a última apresentação de Luciano Pavarotti para o público, na abertura dos Jogos de Inverno de 2006. Perfeita.



2 comentários:

  1. Como você mesmo disse, fratello, o que falta hoje em dia na música clássica é um Pavarotti, Mario Lanza, Maria Callas. Pelo menos ele deixou lindíssimas músicas na sua voz inesquecível. RIP.

    ResponderExcluir
  2. Hey Phelipe, como está? Passei aqui só pra deixar meus cumprimentos cara, o blog está mto bom. Esses dias passei no bootlegs KISS, e senti saudades da boa época das postagens.Esperto q esteja indo bem na sua vida, abrçs e qualquer coisa, me avise de uma noticia.- Lukas Stanley

    ResponderExcluir